Pessoalmente | Sobre nós
328
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-328,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-16.7,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

“Só se vê bem com o coração.
O essencial é invisível aos olhos.”

Antoine de Saint-Exupéry

SOBRE NÓS

A nossa relação profissional inicia-se em 2013, mas é em Abril de 2018 que damos as boas vindas ao projeto Pessoalmente, um espaço de Psicologia e Psicoterapia, onde as pessoas ocupam o papel principal.

 

Pessoalmente nasceu da constatação da necessidade de um espaço singular e de personalização da promoção da saúde e do desenvolvimento pessoal, assentando a sua atividade num compromisso de investimento formativo e supervisão contínuos, para o exercício das melhores práticas clínicas e para a satisfação das mais genuínas necessidades de todos aqueles que nos procuram.

 

Vera e Pedro,
Pessoalmente

Vera Lisa Barroso

Neuro/Psicóloga Clínica

 

O meu percurso clínico tem passado por diversos contextos e populações, o que na verdade me tem permitido de forma privilegiada conhecer pessoas e os seus sistemas nas mais distintas fases do ciclo de vida.

 

Encontrei no Construtivismo Clínico a minha maior referência de trabalho psicoterapêutico e nos últimos anos tenho tido a possibilidade de crescer com modelos contemporâneos e experiências como as Terapias Narrativas, Terapia Focada nas Emoções, Terapia da Coerência, Metacognitiva Interpessoal nas Perturbações de Personalidade, EMDR e mais recentemente Sistemas Internos Familiares.

 

Encontrei nas Pessoas a minha maior fonte de inspiração e aprendizagem e no processo psicoterapêutico das forma mais poderosas e sustentáveis de mudança e crescimento pessoal.

 

Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses – Cédula Profissional nº 359
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde
Especialista avançada em Neuropsicologia
Especialista avançada em Psicoterapia
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas
Terapeuta em Sistemas Familiares Internos (nível 2), certificada pelo Center for the Self Leadership
Program Assistant nível L1 do treino em Sistemas Familiares Internos

Pedro Barbosa da Rocha

Psicólogo Clínico

Psicólogo da Saúde Ocupacional

 

Com formação de base em Psicologia Clínica, de orientação predominantemente Sistémica, cedo senti que uma cabal compreensão do mundo e das Pessoas apenas faria sentido num quadro conceptual que os contextualizasse, num espaço e num tempo, e que os entendesse na sua dinâmica de existência social, familiar e individual.

 

Resultou desse entendimento, uma natural curiosidade e interesse pelo trabalho em diferentes contextos: académico (terapia de casal e familiar, e investigação); hospitalar (em serviço de Psiquiatria geral); comunitário (reabilitação de “doentes” psiquiátricos); organizacional (promoção da saúde e do bem-estar em contexto organizacional) e privado (Psicologia Clínica e Psicoterapia).

 

“Fortemente influenciado por uma visão Sistémica-Humanista-Construtivista das Pessoas e do mundo, e integrando diferentes princípios e abordagens clínicas, ajustadas, momento-a-momento, às necessidades específicas de cada família ou indivíduo, acredito acima de tudo nas Pessoas…na capacidade original que todas, sem exceção, apresentam para fazer uso de recursos tantas vezes esquecidos ou desconhecidos, no poder da aceitação do que implica “ser Pessoa”…no princípio inalienável da humanização das Pessoas.

 

As Pessoas são, em última instância, uma das minhas principais fontes de esperança.

 

Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses – Cédula Profissional nº 4347
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde
Especialista avançado em Psicologia da Saúde Ocupacional
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas
Terapeuta em Sistemas Familiares Internos, certificado pelo Center for the Self Leadership

A Pessoalmente está presente também em Almada.

Queremos que a maioria das pessoas possa ter acesso a acompanhamento psicológico de qualidade e, em próximidade, por isso, criámos uma resposta alternativa em Almada.

Isabel Ferreira

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta

 

Sempre quis trabalhar na área da saúde. Era na medicina que queria vingar. Não esperava confrontar-me com um gosto maior e tornar-me uma pessoa das Letras. Foi através da História, da Filosofia e Literatura que tive o primeiro contacto consciente com a interioridade do Homem. Mais ainda, foi nas artes – no teatro, por excelência – onde percebi que o que passamos para o exterior é uma generosa e incompleta amostra da complexidade desse interior. Foi, precisamente, esse contrassenso que me levou à Psicologia. O caminho não tem sido linear. Impressionou-me o trabalho que desenvolvi como assistente de investigação, junto de crianças e de idosos, em projetos tão diferentes quanto complexos. Vinda da Psicologia Clínica da Saúde, foi com ousadia e muito entusiasmo que passei pela Psicologia Social e do Ambiente e que vi o impacto impressionante que têm no dia-a-dia das pessoas. Mas foi o trabalho na área do Direito que mais exigiu o meu sentido criativo. E ainda exige todos os dias! Tem sido com teimosia e muita persistência que mantenho ativo o diálogo entre estas duas áreas, procurando mostrar que a sua complementaridade é bem maior e mais interessante do que as suas diferenças. Sem dúvida que tudo isto tem sido possível porque encontrei nas Terapias Construtivistas as ferramentas necessárias para aprofundar e aperfeiçoar as minhas competências como terapeuta.

 

Foi este estudo intensivo na área da Psicoterapia, e um conhecimento mais aprofundado de modelos como Internal Family System, Terapia Focada nas Emoções, AEDP, Terapias Narrativas, Terapia da Coerência, que me tem permitido assumir o meu trabalho clínico privado, junto de jovens e adultos, em problemáticas como a adaptação ao ciclo de vida, o luto e o trauma psicológico. Se a Psicologia é tão útil e eficaz dentro do consultório, na vida é mesmo comovente. Mantém-nos mais atentos, observadores, aceitantes e responsáveis, por nós e pelos outros. E é por isso que quero continuar aqui, a fazer isto mesmo.

 

Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses – Cédula Profissional nº 13347
Psicóloga Clínica e da Saúde
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas
Terapeuta em Sistemas Familiares Internos, certificada pelo Center for the Self Leadership

Margarida Coimbra Marques

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta

 

Na minha visão, psicoterapia é estar em relação consigo mesmo e relação com o outro. Acredito que isto é verdadeiro para o cliente mas também para o psicólogo. É este o motivo pelo qual considero a minha profissão verdadeiramente apaixonante: a oportunidade de relação, reflexão e aprendizagem contínua, perante a maravilhosa viagem pela complexidade humana. 

 

A paixão pela Psicologia sempre foi uma constante na minha vida, no entanto, confesso que adoro desafios e sou uma apaixonada por viagens, por conhecer o mundo, por conhecer pessoas. A minha profissão oferece me o privilégio de poder “viajar sem sair do lugar”, nesta jornada curiosa e surpreendente do percurso individual de cada um. 

 

Mantendo esta clareza presente, no meu percurso pessoal e profissional trabalhei em diferentes contextos, e acompanhei pessoas em diferentes fases do seu ciclo de vida, e por isso, tenho mantido uma constante curiosidade aliada a um sentido forte de responsabilidade. Para me manter fiel aos meus valores e crenças, invisto continuamente na minha aprendizagem e desenvolvimento pessoal. Acredito que na escolha de um psicólogo as pessoas devem encontrar segurança, não só naquilo que o psicólogo sabe, mas principalmente naquilo que o psicólogo é, e na relação que poderá ajudar a construir e manter. 

 

Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses – Cédula Profissional nº 16537
Psicóloga Clínica e da Saúde
Pós-Graduada em Ciências do Bebé e da Família
Certificada em Coaching
Membro da Sociedade Portuguesa Psicoterapia Construtivista
Terapeuta em Sistemas Familiares Internos, certificada pelo Center for the Self Leadership